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Top 10 Fatores que Desencadeiam Dores de Cabeça

Algumas pessoas acreditam que a fadiga ou a ingestão de alguns alimentos podem desencadear ou agravar uma Dor de Cabeça existente.62 Saber quais são os fatores que a desencadeiam permite-lhe evitar ou reduzir a probabilidade de Dor de Cabeça no futuro.

Aqui ficam 10 dos fatores mais comuns que desencadeiam Dores de Cabeça:


1. O Clima


Na verdade, o clima é o fator desencadeante mais frequente da Dor de Cabeça.63 No entanto, nem todos os tipos de clima causam problemas. Quando o clima aquece, as alterações de humidade e pressão podem provocar alterações nas substâncias químicas do cérebro, provocando uma Dor de Cabeça.65


Embora seja impossível alterar o clima, é perfeitamente possível preparar-se para uma Dor de Cabeça e manter um analgésico à mão.


2. Stress


Cerca de dois terços das pessoas que sofrem de Dores de Cabeça apontam o stress como o culpado.63 No entanto, a Dor de Cabeça ocorre com frequência após o período de stress.63,64 Isto sucede porque as hormonas que ajudam a lidar com stress diminuem abruptamente, o que leva os vasos sanguíneos a expandir e contrair, conduzindo a uma Dor de Cabeça.64


O stress também pode causar tensão muscular no pescoço e ombros ou nos músculos do couro cabeludo.69 Esta situação, por sua vez, pode afetar a sua postura70 agravando-se no caso de se sentar de modo incorreto, durante longos períodos de tempo em frente a um computador ou no caso de efetuar movimentos finos com as mãos.71 Ao semicerrar os olhos para ler, também pode estar a criar tensão nos músculos do couro cabeludo. Qualquer um destes fatores pode provocar uma Cefaleia de Tensão relacionada com stress.69


Para tentar prevenir esta situação, descubra novas formas de manter o stress sob controlo - como técnicas de relaxamento, exercícios de respiração ou ioga.66


3. Hormonas


No caso de ser mulher, não será surpreendente para si saber que as hormonas são um grande fator que desencadeia a Dor de Cabeça, em particular, as hormonas produzidas durante o período menstrual.63 Poderá verificar que as suas Dores de Cabeça são mais frequentes e agudas nos dias do seu período menstrual.67 Isto pode dever-se ao nível de uma das principais hormonas femininas, o estrogénio, diminuir durante este período, provocando uma Dor de Cabeça.67


Não será capaz de alterar o seu ciclo menstrual normal sem antes falar com o seu médico mas, se as suas Dores de Cabeça forem fortes, poderá ser útil que ele lhe prescreva alguma medicação para a ajudar.


4. A sua dieta


A dieta pode desempenhar um papel muito importante na saúde e bem-estar geral, e também pode ser importante no que respeita a dores de cabeça. Entre os alimentos mais comuns, incluem-se o queijo (especialmente o curado), o chocolate, os citrinos, os enchidos, os frutos secos, a cebola, as comidas salgadas e o aditivo alimentar glutamato de sódio.62,64 Até um simples gelado pode causar Dores de Cabeça mas, felizmente, não duram mais do que alguns minutos.64


Sempre que possível, tente reduzir ou evitar os alimentos que lhe possam provocar Dores de Cabeça e isso reduzirá ou eliminará o número de crises.


5. Bebidas


Beber determinado tipo de líquidos em demasia, como chá, bebidas com cafeína ou álcool, pode igualmente provocar Dor de Cabeça.62 Tente reduzir a quantidade de álcool ou cafeína consumida diariamente e beba bastante água. A desidratação é outro fator chave em muitas Dores de Cabeça.


6. Saltar refeições


Saltar refeições é outro dos fatores que pode causar Dor de Cabeça. Isto sucede porque pode ocorrer uma descida dos níveis de açúcar no sangue. Consumir muito açúcar também pode despoletar um ataque, uma vez que isto provoca uma subida rápida dos níveis de açúcar seguida de uma descida repentina. Em alternativa, tome refeições saudáveis e de modo regular, sendo que pode ajudá-lo a evitar Dores de Cabeça.62


7. Dormir pouco


Dormir pouco pode também desencadear a Dor de Cabeça. Tente seguir um regime de sono saudável: deite-se e acorde à mesma hora todos os dias, incluindo ao fim-de-semana.62


8. Exagerar no ginásio


O exercício físico é ótimo para a sua saúde global mas, em demasia, pode provocar Dores de Cabeça.62 O exercício físico aumenta a circulação sanguínea na cabeça e pescoço, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, despoletando uma Dor de Cabeça.68 Faça exercício com moderação - cerca de três a cinco vezes por semana - o que pode ajudar no que respeita a Dores de Cabeça induzidas por stress.62


9. Sentar-se incorretamente


Esticar-se no sofá ou dobrar-se muito pode aumentar a tensão na parte superior das costas e pescoço, sendo uma das causas das Dores de Cabeça Tensionais. Evite estar na mesma posição durante muito tempo, tentando sempre apoiar as costas direitas na cadeira.64


10. Ranger os dentes


Algumas pessoas rangem os dentes durante o sono e sofrem de Dores de Cabeça. Felizmente, os médicos dentistas podem recorrer a uma goteira que previne o ranger de dentes à noite.64


Manter um registo


Se não tiver a certeza de quais são os fatores que desencadeiam a sua Dor de Cabeça, mantenha um registo sobre o clima desse dia, o que comeu ou bebeu ou se fez algum exercício físico quando lhe surgiu a Dor de Cabeça. Mantenha este registo para várias dores de cabeça de modo a tentar identificar um padrão. Quando descobrir quais os principais fatores que desencadeiam a Dor de Cabeça, vai poder começar a evitá-los e a recuperar a sua vida sem Dores de Cabeça.

  • Data/dia da semana
  • O que comi e bebi?
  • Como estava o clima?
  • A que horas me deitei? Quantas horas dormi?
  • Fiz alguma coisa invulgar hoje?
  • Que tipo de exercício fiz e durante quanto tempo?
  • A que horas começou a dor de cabeça?
  • Que medicamento tomei e a que horas?

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