Casal faz caminhada na montanha
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Dicas para Lidar com a Osteoartrose dos Joelhos e Dores Articulares

Embora qualquer uma das nossas articulações possa ser atingida pela Osteoartrose, o joelho é uma das articulações mais susceptível de ser afetada.12A Dor do Joelho pode ter impacto em muitas atividades mais triviais, como caminhar ou subir escadas,9 por isso é importante encontrar a melhor forma de lidar com ela. As diretrizes médicas recomendam que a melhor maneira de gerir a dor é através de uma combinação de medidas de auto-ajuda.9,12-14

1. Fazer Mais Exercício

Se o seu joelho lhe dói, provavelmente fazer exercício é a última coisa que pensa fazer, no entanto, os especialistas recomendam exercícios físicos como a primeira coisa a fazer para controlar a Dor no Joelho.9,12 Existem três tipos de exercícios que podem ajudar:

  • Fortalecimento. Estes exercícios mantêm fortes os músculos em torno da articulação do joelho, ajudando o seu apoio e proteção.12,13
  • Flexibilidade. Este tipo de exercício ajuda-o a manter-se com mobilidade.12 Existem exercícios específicos que podem ajudar a melhorar a flexibilidade, e também poderá ser benéfico experimentar outras atividades como Tai Chi14 e Ioga para ficar mais ágil.
  • Aeróbico. Para melhorar a sua forma física geral, experimente exercícios aeróbicos. Cuidado para não fazer exercícios que possam causar ainda mais danos ao seu joelho, como correr. Em vez de correr, experimente andar ou nadar. Ao andar evite subir ou descer ladeiras íngremes, pois isso coloca uma pressão extra sobre o joelho. Procure zonas planas.106 Antes de começar a fazer exercício, fale com seu médico, pois ele pode ajudar a criar um programa de treino específico para as suas necessidades.

2. Ao Seu Ritmo

É fundamental reconhecer que pode ter de reduzir o ritmo das suas atividades diárias,9,12 de outra forma pode prejudicar ainda mais o seu joelho. Com o tempo aprenderá a distinguir o que pode fazer e o que não deve fazer, para poupar as suas articulações.

3. Estar em Forma

Ter excesso de peso coloca uma pressão acrescida sobre a articulação do joelho. Estudos demonstram que as pessoas com excesso de peso são mais propensas a desenvolver Osteoartrose do Joelho.107 Por cada 5 kg de peso que engorde, aumenta em 40% o risco de sofrer de Osteoartrose do Joelho.107 O contrário também é verdade: perca 5 kg e reduz em 40% o seu risco. As diretrizes médicas recomendam a perda de peso como uma das medidas para aliviar as Dores no Joelho.9,12-14

4. Gerir a Dor

Juntamente com o exercício físico e perda de peso, tomar um analgésico também pode ajudar. As diretrizes médicas recomendam em todo o mundo o paracetamol como o analgésico de primeira escolha para aliviar a Dor no Joelho associada a Osteoartrose.9,12-14

Outros tratamentos comuns incluem a toma de um anti-inflamatório não esteróide (AINE) ou aplicar um AINE tópico diretamente sobre o joelho.9,12-14

Ao usar analgésicos, siga escrupulosamente as instruções indicadas no folheto informativo.

5. Usar Calçado Adequado

O calçado que usa pode fazer a diferença. Os especialistas recomendam sapatos ou palmilhas com absorção do choque.9,12 Opte por sapatos com saltos baixos que proporcionem um bom apoio para os pés em detrimento dos saltos altos ou sandálias.106

6. Experimentar Terapias com Quente/Frio

Aplicar compressas quentes, ou adesivos térmicos, ou gelo sobre o joelho são medidas complementares recomendadas.9,12

7. Proteger o Joelho

As proteções de joelho são um bom complemento para apoiar e sustentar a articulação.9,12,14 Estas podem ajudar a reduzir a dor, estabilizar o joelho e reduzir o risco de lesões mais graves.

8. Tratamentos Elétricos

A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) também pode ser usada.12-14 As máquinas TENS enviam pequenos impulsos elétricos aos nervos da pele, ajudando a bloquear a dor.


Fale com o seu médico sobre a melhor forma de lidar com a Osteoartrose.